Setembro 2024

Versión web

CABECERA_NEWSLETTER_PATRIMONIO_NATURAL-12.jpg
2Banda_1_port.png

Descubra as últimas notícias sobre a Economia Circular no noroeste da Península Ibérica nesta nova edição.

 

Esta newsletter é promovida pela Junta de Castela e Leão através da Fundação Património Natural de Castela e Leão no âmbito do projeto Interreg-Poctep Circular Ecosystems, que é cofinanciado pela União Europeia e no qual também participam a Agência de Inovação e Desenvolvimento Económico de Valladolid, Conselho Provincial de Ávila, Conselho Provincial de Ourense, Câmara Municipal de Guimarães e Câmara Municipal de Matosinhos.

2Banda_2_port.png

II EDIÇÃO DOS "PRÉMIOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL" DO JORNAL EL NORTE DE CASTILLA

Not_01_El_Norte_16.9.png

ACELERADORA "CIRCULAR CHALLENGE" PARA PROJETOS DE ECONOMIA CIRCULAR

Not_Aceleradora_CECOLAB_16.9.jpg

Os "II Prémios de Sustentabilididade Ambiental" do jornal El Norte de Castilla têm por base o compromiso das organizações para com a econonomia circular. 

Entre os premiados desta segunda edição, destaca-se a abordagem de inovação das empresas, contribundo para uma transição mais sustentável da indústria e da economia da região. 

Entre os galardoados encontram-se as empresas Antolin, Medgon, Avebiom, e o prémios especial para a Renault.

                                                                                     

 

 

+ INFO

TEM UM PROJETO EMPRESARIAL RELACIONADO COM A ECONOMIA CIRCULAR?

O projeto Circular Challenge promove a Aceleradora que acompanhará a projetos empreendedores comprometidos com a transição do modelo linear para um modelo circular en Portugal. Este programa é promovida pelo CECOLAB e cofinanciada pelo Programa Operativo INTERREG-POCTEP Espanha-Portugal.

O programa de formação oferecido pela Aceleradora é grautito e online. Os melhores projetos beneficiaram de uma estadio numa aceleradora da União Europeia.

PODES INSCRIVER-TE NO PROGRAMA ATÉ AO DIA 30 DE SETEMBRO DE 2024!

 

+ INFO

A JUNTA DE CASTILHA E LEÃO RECONHECE O ESFORÇO PARA COM A SUSTENTABILIDADE E A ECONOMIA CIRCULAR DOS MUNICÍPIOS RURAIS DA REGIÃO NOS "PRÉMIOS REGIONAIS FUENTES CLARAS"                                                         

Not_05_Fuentes_Claras_16.9.jpg

O VEREADOR PARA O MEIO AMBIENTE, HABITAÇÃO E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO DA JUNTA DE CASTILHA E LEÃO VISITA AS INSTALAÇÕES DA EMPRESA GAM COMO MODELO CIRCULAR DE REFABRICAÇÃO E REUTILIZAÇÃO

Not_03_GAM_16.9.jpg

Os “Prémios Regionais Fuentes Claras para a sustentabilidade em pequenos municípios de Castela e Leão” reconhecem, na sua vigésima terceira edição, os esforços de pequenos municípios, associações e organizações sem fins lucrativos que trabalham para promover o desenvolvimento sustentável do seu território.

Destacam-se especialmente as ações que impulsionam a economia rural e a gestão sustentável dos recursos locais, promovendo a economia circular e o acesso a oportunidades de crescimento, respeitando o ambiente natural, com base na promoção do empreendedorismo local e das atividades colaborativas.

 

+ INFO

O Vereador Regional do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território de Castela e Leão, Juan Carlos Suárez Quiñones, visitou a fábrica da GAM em Villacé, Leão.

A GAM está na vanguarda do sector do aluguer de maquinaria, tendo diversificado o seu modelo de negócio com a remanufatura e reutilização de equipamento pesado, dando-lhes uma segunda vida e permitindo reduzir o consumo de matérias-primas virgens.

Esta empresa, uma referência na economia circular, é também um exemplo no apoio ao desenvolvimento rural e ao emprego inclusivo.

                                                    

+ INFO

"GREEN WEEK GUIMARÃES 2024": "MISSÃO 100 CIDADES" E ECONOMIA CIRCULAR        

Not_04_Green_Week_16.9.jpg

VALLADOLID, UMA REFERÊNCIA EM ECONOMIA CIRCULAR NA DECLARAÇÃO DAS CIDADES CIRCULARES

Not_01_Valladolid_fondo_rosa_16.9.jpg

Organizada pelo Município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem, a “Green Week Guimarães” promove uma nova ideia de uma cidade mais inteligente, descarbonizada, económica e ambientalmente sustentável.

Para além das várias atividades lúdicas e de educação ambiental, foram organizados debates, espaços dedicados à promoção das empresas de Economia Circular e um Mercado de Segunda Mão, bem como, mesas redondas oficiais para o lançamento de importantes iniciativas.

Entre elas, a apresentação da Missão 100 Cidades, com o ambicioso compromisso de tornar Guimarães climaticamente neutra até 2030.                             

 

+ INFO

Valladolid está descrita como um caso de estudo no Relatório da Declaração das Cidades Circulares 2024. Este relatório reconhece o trabalho da cidade no domínio da economia circular, uma das políticas de alavancagem em que se baseia a Missão Clima, 100 cidades inteligentes e neutras para o clima, das quais Valladolid faz parte com o foco na descarbonização até 2030.

O relatório CCD 2024 reflete os progressos e os esforços dos signatários da declaração. Um total de 54 cidades europeias fornecem uma visão única sobre a forma como as cidades estão a implementar medidas de economia circular no geral, e em particular, a forma como estão a medir os seus progressos e a regenerar a natureza.

 

+ INFO

 

MAPEAMENTO DOS AGENTES DA ECONOMIA CIRCULAR NA PROVÍNCIA DE OURENSE

Not_06_INORDE_16.9.jpg

 

REUNIÃO DE PARCEIROS DO PROJETO INTERREG-POCTEP CIRCULAR ECOSYSTEMS EM GUIMARÃES

Not_02_Reuni¢n_16.9.jpg

O INORDE (Instituto Ourensán de Desenvolvemento Económico) órgão afeto ao Conselho Provincial, lança um inquérito para a identificação de atores da economia circular na província de Ourense.

A iniciativa, promovida no âmbito do projeto INTERREG-POCTEP ECOSSISTEMAS CIRCULARES, tem como objetivo identificar organizações, instituições ou empresas dentro da cadeia de valor dos alimentos, água e nutrientes para analisar os agentes e valorizar estas iniciativas de economia circular.

 

+ INFO

No passado dia 21 de maio teve lugar no Laboratório da Paisagem, em Guimarães, a reunião de parceiros do projeto INTERREG-POCTEP ECOSSISTEMAS CIRCULARES.

Nesta fase inicial do projeto, os parceiros estão a desenvolver os seus Planos de Ação Territoriais para a economia circular seguindo a metodologia CCRI. Em fases posteriores, serão desenvolvidas Soluções Sistémicas adaptadas a cada território, de forma a implementar projetos-piloto alinhados com as cadeias de valor prioritárias.

 

+ INFO

2Banda_3_port.png

Envie-nos as suas BOAS PRÁTICAS EM ECONOMIA CIRCULAR

 

Se considera que a sua empresaou organização é um exemplo de boas práticas no domínio da economia circular e deseja que o publiquemos, escreva para economiacircular@patrimonionatural.org 

ECOX: ECODESIGN PARA REDUZIR A QUANTIDADE DE PLÁSTICOS NAS EMBALAGENS

BP_01_Ecox_16.9.jpg

 

A empresa de produtos de limpeza ECOX, com sede em Coimbra, conseguiu reduzir a quantidade de plástico nas suas embalagens até 50 %, graças ao seu design ecológico. Além disso, as embalagens são reutilizáveis e os seus detergentes provêm da reutilização de resíduos de óleo alimentar.

 

+ INFO

LOBIKES: REPARAÇÃO E ELETRIFICAÇÃO DE BICICLETAS

BP_02_Lobikes_16.9.jpg

A LOBIKES é uma empresa que se dedica à reparação e personalização de bicicletas, bem como à conversão para bicicletas elétricas através de kits de transformação. Desta forma é possível prolongar a vida útil das bicicletas e transformá-las ao gosto do cliente e até mesmo remanufaturá-las  eletrificando-as.

 

+ INFO

ENTREPINARES E PROLÁCTEA: APROVEITAMENTO DE SORO LÁCTEO PARA A PRODUÇÃO DE DERIVOS LÁCTEOS ISOLADOS

BP_03_Entrepinares_16.9.jpg

A Entrepinares dedica-se ao fabrico de queijo e produtos lácteos. O soro de leite, um subproduto gerado no fabrico de queijo, é utilizado pela Proláctea para produzir isolados da proteína do leite (whey), com múltiplas aplicações. Este exemplo de simbiose entre duas empresas contribui para a redução do desperdício alimentar.

 

+ INFO

2Banda_4_esp.png

APROVADO O NOVO REGULAMENTO DE ECODESIGN                                                    

Rec_01_Ecodise¤o_16.9.jpg

GREEN ASSIST. SERVIÇO DE ACONSELHAMENTO DA UE PARA INVESTIMENTOS SUSTENTÁVEIS

Rec_02_Green_Assist_16.9.jpg

A 18 de julho, entrou em vigor o novo Regulamento Europeu de Ecodesign para Produtos Sustentáveis. O objetivo deste regulamento é reduzir o impacto ambiental dos produtos produzidos na União Europeia.

As medidas incluídas são fundamentais para alcançar os objetivos do Plano de Economia Circular 2020, melhorando a eficiência na utilização dos materiais.

O regulamento adota medidas para garantir que os produtos sejam duráveis, reparáveis, reutilizáveis e recicláveis, ou para aumentar o seu conteúdo reciclado, ou ainda para melhorar a informação disponível aos consumidores e clientes através do passaporte digital do produto.

 

+ INFO

GREEN ASSIST é um novo serviço de aconselhamento gratuito para apoiar investimentos sustentáveis promovido pelo Programa LIFE da União Europeia através do InvestEU.

O aconselhamento é gratuito e o objetivo é incentivar o investimento em projetos ecológicos de elevado impacto.

Este serviço permite obter a visão de especialistas em diferentes sectores e temáticas para introduzir a sustentabilidade em projetos de investimento. 

 

 

                                                                     

+ INFO

Está a receber esta newsletter porque participou numa das atividades de economia circular das seguintes entidades: Fundação Património Natural de Castela e Leão, Agência de Inovação e Desenvolvimento Económico de Valladolid, Conselho Provincial de Ávila, Conselho Provincial de Ourense, Câmara Municipal de Guimarães e Câmara Municipal de Matosinhos.

 

 


Se quiser enviar-nos notícias ou boas práticas sobre economia circular, escreva para economiacircular@patrimonionatural.org

Esta Newsletter é cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa VI-A Espanha-Portugal (POCTEP).

As opiniões expressas nesta publicação são da exclusiva responsabilidade dos autores. A Comissão Europeia e as Autoridades do Programa não são responsáveis por qualquer utilização que possa ser feita da informação aí contida.

POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE DADOS

Em cumprimento da legislação vigente em matéria de Proteção de Dados Pessoais (Lei Orgânica 3/2018 e Regulamento UE 679/2016), informamos-lhe que os dados pessoais fornecidos por si neste formulário serão incorporados num sistema de tratamento de dados propriedade da Fundação do Património Natural de Castilla y León.

O objetivo do tratamento é fornecer ao titular dos dados informações sobre os últimos desenvolvimentos em matéria de economia circular na zona do noroeste da Península Ibérica, bem como eventos, atividades, formação ou convocatórias de subvenções sobre economia circular que possam ser do seu interesse.

A base que legitima o tratamento é o consentimento, que pode ser retirado. Em caso de revogação, os dados da inscrição serão anulados. 

Os interessados podem exercer os seus direitos de acesso, retificação, supressão, limitação do tratamento, portabilidade, esquecimento e oposição na Fundação do Património Natural de Castilla y León, enviando uma carta para o seguinte endereço, acompanhada de uma fotocópia do seu documento de identificação: Fundação do Património Natural de Castilla y León. Cañada Real nº 306, 47008 Valladolid. Da mesma forma, se considerar que os seus direitos foram violados, pode solicitar a proteção da Agência Espanhola de Proteção de Dados.

Mais informação: https://patrimonionatural.org/paginas/la-fundacion/proteccion-de-datos

Se quiser cancelar a subscrição, pode clicar aqui